Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fala Folião - 7

Olá ... e vamos ao carnaval do Brasil ..
Hoje , as emoções são de quem mudou para o olho do furacão...
Daniela Pistelli é paulistana e mora no Rio de Janeiro .Um de seus hobbys principais é fotografar.. e a Cidade Maravilhosa , convenhamos é moldura para essa arte dia e noite. Apegada à folia , conta como é sua relação com esse grande momento festivo de nosso país..
Dani já desfilou , assistiu , curtiu  e a partir de agora conta um pouco pra gente!

Senhoras e senhores , Mrs Pistelli!


Pra uma paulistana , como é morar nessa época numa cidade igual o Rio?
Quando me mudei para cá, 7 anos atrás, o carnaval de Rua no Rio era bem menor que hoje. Hoje é como se o réveillon durasse 4 dias. A cidade fica cheia de turistas (inclusive brasileiros). A zona sul e o centro do Rio ficam tomados de muita gente na Rua, fantasiada e se divertindo tudo de graça sem abadá ou cordão de isolamento, isto trouxe de volta os bailes de carnaval em salões. Nos últimos anos a prefeitura está tentando organizar um pouco o carnaval de rua, muita gente sujeira poucos banheiros químicos etc. A Sapucaí é outro tipo de espetáculo, acho que perdeu um pouco da magia ao se ter tantos enredos patrocinados, as letras dos sambas perderam muito com isto.



 As bandas de carnaval são sucesso enorme ainda hoje em dia. Com elas as marchas e o samba têm espaço garantido.. Acha que tem sobrevivência eterna??
Sim os blocos de carnaval de Rua são um sucesso enorme. Há blocos de todos os tipos, os que tocam marchinha, marchinha e samba, os que só tocam o bordão do bloco tem até um bloco que só toco Roberto Carlos outro só Beatles tudo em ritmo de carnaval.

 Na Sapucaí a emoção de desfilar supera assistir o espetáculo?
Desfilar é muito emocionante!! Mas é muito rápido. Assistir é muito bom, mas cansativo e desconfortável (na arquibancada). Eu particularmente gosto da teatralização, é uma ópera popular. Feita pelo e para o povo. Ver a galera levantar e cantar o enredo com a escola, sentir o fervor da bateria, ver as baianas, as crianças e as passistas ao vivo é de arrepiar. É preciso sentir isto.

 4- O samba está na cultura do carioca. Acha que tem perdido espaço?
Está na cultura sim, mas para as novas gerações acho que perdeu espaço para o funk.

5- As escolas de samba estão sempre lutando para melhorar o contato com o turista. Quais os pontos de colaboram para isso??

As grandes escolas fizeram reformas nas quadras (muitas tem até ar condicionado). A pacificação dos morros também contribuiu. Internet com certeza, hoje é possível comprar fantasias para o desfile pela internet
                                          click de Daniela 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fala Folião - 6

E nossa saga hoje segue pelo caminho da emoção!
Conhece alguém que tem carnaval no sangue e no dna??
Essa é a Adriana Gomes.
Herdeira de sangue de dois dos maiores personagens do carnaval de São Paulo  , a eterna porta bandeira Gilsa  e  Mestre Mercadoria ( Raimundo Gomes) , considerado um dos grandes diretories de Harmonia do carnaval paulista. Hoje ela ,  para honra e orgulho o bairro do Limão é Porta Bandeira da Escola de Samba Mocidade Alegre, campeoníssima em 2004, 2007 e 2009 .
Senhoras e Senhores , Adriana :






Sua família tem muitos sambistas. Influenciaram sua decisão de ser porta bandeira?

Na verdade não eu nunca manifestei o desejo em ser nada no carnaval achava que somente desfilar como uma composição de carro já era meu barato, mas sempre fui de organizar, já tinha trabalhado no barracão do rosas uns 4 anos, mas tive um briga com o Basílio no carnaval de 97 e decidi não desfilar mais pelo rosas de ouro e sai como apoio de fora da minha mãe em 98, neste mesmo anos sempre acompanhando minha mãe em aulas da amespbeesp (Associação d Mestre Salas e Porta Bandeiras) minha tia disse que precisava de uma porta bandeira pra escola de samba só vou se você for, fui dizendo que seria a última, e no dia da avenida a primeira porta bandeira não foi e virei primeira porta bandeira na pista. 


Fale sobre sua trajetória no samba (escolas e etc.)


Minha vida no samba é engraçada era seguidora da minha mãe aonde ela ia eu ia atrás, até porque não tinha como eu ficar com meu pai, então desde os dois aos minha vida foi assim. Tucuruvi, X9, Águia e Rosas.



Qual o grande momento na avenida ate hoje

Em avenida foi em 2009 pouco depois da morte da minha mãe, tinha uma energia muito forte no ar me levando por isso foi um grande momento na avenida um ou se não o meu melhor desfile.


 A sua escola se preocupa com a formação de porta bandeiras pro futuro? Acha que a procura é boa??

Sim temos o projeto social Criança Contemporânea é Silva e Moreira desde 2002, onde formamos já quase 200 adolescentes. Que já tem inclusive vários casais dançando em diversas escolas de samba, como Dragões, Vai-Vai, Nenê e na própria escola mesmo o nosso segundo e terceiro casal vieram do projeto. E a procura é enorme temos até fila de espera. A verdade a preocupação não é somente novos sambistas, mas sim novos sambistas que respeitem aprendam entendam e repassem a nossa historia, com respeito e admiração, e também pensando e formação de cidadãos melhores 


 Como é a preparação do dia do desfie... Quantas horas, alimentação..

Na verdade preparação é antes né.... ensaios prova de roupa no dia é concentração, o que o corpo permitir se alimentar e descanso mas, eu sofro de ansiedade múltipla então fico pilhada...risos -  chego no hotel 15:00 pra arrumar o que falta mas tudo  na tranqüilidade.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fala Folião - 5

e vamos continuando nossa saga!!
hoje falaremos um pouquinho das tradições da festa em Manaus , Amazonas...
o destino é muito usado por turistas que buscam na ecologia e no verde conhecimento da imensa diversidade do local. 
Apesar de aspectos culturais imensos no local como sempre vemos , o carnaval tem muito dos tradicionais desfiles cariocas . 
É claro que os famosos Bois de Parintins são lembrados , mas não fazem parte da festa. De riquissima cultura, belezas naturais inacreditáveis , Manaus !

E quem falou pra gente de lá foi Cristiano Cordeiro . E fala com propriedade! Já desfilou em diversas escolas de samba em Manaus e no Rio de Janeiro . Por vários anos foi ritmista da Marujada de Guerra , bateria do Boi Caprichoso.
Senhoras e Senhores , Cristiano!



BR- Você participa de escolas de samba de Manaus. Existe alguma diferença com as escolas tradicionais do Rio ou essas são influenciadas pela cultura local??
CC- Sim, participo. Não existe diferença, as escolas daqui seguem os mesmos conceitos de uma escola de samba carioca. 
BR- O samba acontece em Manaus o ano inteiro?
- Não. Em setembro, outubro temos a escolha do samba e os ensaios começam em novembro. A freqüência dos ensaios costuma aumentar a partir de janeiro, com ensaios diariamente.


BR- Muita gente acha que os bois de Parintins fazem carnaval, quais as diferenças básicas?
 Os artistas de Parintins ajudam as escolas de samba aqui de Manaus, mas conceito de carnaval é diferente do de boi. No carnaval são alegorias inteiras, no boi, são montados módulos que se encaixam formando um cenário para cada momento de apresentação.

 BR- No Rio, você Portelense presenciou qual grande desfile?
Da Portela? Eu estava presente em 2010. Mas vi pela TV os desfiles de 1995 e 1998.
De outras escolas, pude estar presente no Ita do Salgueiro em 93.
 5- A Portela tem reconhecidamente um grande samba, talvez o melhor em muitos anos... A escola vem forte para o campeonato e de forma emocionada.. Qual a expectativa do portelense para esse grande momento?
R - A expectativa é muito boa. Fazia tempo que não tínhamos um samba desse nível, e mais tempo ainda que a escola não se preparava para realmente disputar o título. Os itens individuais da Portela são muito fortes, a escola tem um chão maravilhoso e com a chegada de um carnavalesco muito conceituado, esperamos melhorar o nível das alegorias e fantasias.

no carnaval vai ter inflável!!

onde ele estiver , saiba que vai ter muita energia!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fala Folião - Capítulo 4

Cancún , paraíso mexicano é o nosso destino de hoje..
Ruy Barbosa , atualmente morador de Sorocaba esteve morando no México há alguns anos e passou o carnaval lá.


Inicialmente , conta Ruy , a cidade é procurada por ser um destino turistico e não especialmente para o carnaval. Nã existe tradição local da nossa maior festa e muitos brasileiros procuram o destino para descanso e turismo.Praias , mergulho  e outras atividades típicas dos trópicos são as procuras preferiidas.A cidade tem outros atrativos ao longo do ano  e o mais famos é o Spring Break.


Sobre o povo mexicano ser muito festeiro , Ruy diz:
"Sim, o povo mexicano é muito alegre e gosta de festas. Com relação ao  
tipo de musica, devemos fazer uma divisão, pois o mexicano mais jovem, 
escuta musica de jovem, internacionais, porém esta compete diretamente 
com muitos compositores nacionais. O Mexico tem boa musica, é como o 
Brasil. Os mais velhos e normalmente as cidades menores, escutam 
musicas tradicionais como a Cumbia.

Todos sabemos que a bebida nacional do México é a Tequila .. e num paraíso desse com muita festa sempre, é altamente consumida. Ruy destaca a qualidade das cervejas mexicanas bem como os petiscos mexicanos , sempre com altas doses de pimenta. 
Aqui no Brasil , Ruy gosta das tradicionais marchinhas carnavalescas sempre presente nos bailes que a família organiza na época . À noite , gosta de assistir os desfile  das escolas de samba. E revela um desejo nos festejos de momo : Desfilar na Beija-Flor de Nilópolis. 

Em Cerquilho , MalAkabados é folia na certa!





domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fala Folião: Capítulo 3- Axé!

e vamos à Bahia!!
estilo próprio.. que envolve milhares de turistas...
onde o carnaval só acaba na quarta-feira de cinzas na famosa praça Castro Alves..
e quem foi lá ama...
esse é o caso da nossa convidada de hoje ..
Marcela Patekoski é advogada e produtora de audio visual  do Grupo de Teatro do Colégio Objetivo de Boituva.
vamos lá.. axé para a Bahia de todos os santos!






BR- A Bahia tem um jeito próprio de curtir sua música e isso se ramificou por milhares de micaretas pelo Brasil... Essas conseguem produzir algo parecido???
Parecido sim, mas igual nunca! Apesar de existir grandes micaretas no Brasil todo, o carnaval Na Bahia tem uma energia única. Só quem já foi, entende. Mesmo que tragam os artistas pra cá, não é a mesma coisa. É incomparável!


BR- Qual foi bloco que você ficou mais tempo atrás??
Procuro variar os blocos para poder curtir o máximo que o carnaval oferece. Mas minhas preferências são: Cerveja&Cia com Ivete Sangalo, Nana Banana com Chiclete com Banana e Bloco Eva com Banda Eva. Todos no circuito Barra/Ondina. Outra boa opção são os camarotes. Pra quem gosta de conforto e de ver gente bonita, não vai se arrepender! O Camarote Salvador é meu preferido.

BR- Voce tem interesse em outros tipos de carnaval, para você o que vale é a folia???
Quero conhecer outros carnavais tradicionais do país, como o de Olinda e o de Ouro Preto. Já estive no carnaval de Votuporanga, no interior de São Paulo. Gostei muito, mas ainda não consegui trocar o carnaval da Bahia por outro.... rs


BR-Acha que outros artistas , de fora da Bahia ,fariam um grande carnaval???
Talvez sim. A Bahia tem grande aceitação pela diversidade de ritmos. O sertanejo é um exemplo disso. Muitas duplas já fazem sucesso por lá, a dupla Jorge e Matheus sairá pelo segundo ano com o bloco Pirraça, onde uma das atrações será o cantor Gusttavo Lima. Têm também as participações especiais, como Luan Santana, Fernando e Sorocaba, e Bruno e Marrone, que já cantaram com Ivete Sangalo e Ása de Águia nos blocos mais famosos de lá. Tem para todos os gostos!



BR- Samba ou frevo qual outro carnaval teria sua visita primeiro?
Frevo. Como eu disse, primeiro pretendo conhecer o carnaval de Olinda. Depois quero conhecer a estrutura das escolas de samba do Rio e também os blocos de rua que dizem ser ótimos por lá!



segue um vídeo da Marcela na folia Bahiana!