Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Com toda a energia para sua saúde






 As bebidas energéticas, em sua maioria, são compostas de determinada quantidade decafeína, o equivalente a duas xícaras de café, além de um aminoácido chamadotaurina, que teria a capacidade de potencializar o efeito estimulante. Alguns energéticos ainda contêm uma dose razoável de carboidratos e vitaminas do complexo B.
O endocrinologista e fisiologista do exercício, Mohamad Barakat, explica que por ser a base de cafeína, ele acaba por aumentar a temperatura do corpo e acelerar a queima de gordura durante os exercícios.
“Não há problema em usar diariamente”, garante o médico. “Até duas doses podem ser tomadas todo dia, desde que se respeite um intervalo de seis horas entre elas”, afirma o especialista.


Mohamad é adepto ao esporte, prática tênis e, admite usar uma nova marca de energético quase diariamente para suportar a rotina de treinos e consultas. O produto é vendido em doses de 60 ml, sem açúcar e sem necessidade de refrigeração, pode ser ingerido à temperatura ambiente.
Entretanto existem as restrições no uso do energético. Isso porque, pessoas cominsônia devem evitar o uso, já que é estimulante e terá a qualidade do sono afetado. Hipertensos e cardiopatas devem tomar cuidado no consumo de energéticos, devido ao aumento da pressão arterial.
O alerta também vale para a irritação no aparelho digestivo, que é causada pela cafeína. “Quem sofre de refluxo e gastrite deve evitar”, recomenda o cardiologista e especialista em medicina do esporte José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Para a tutora do Portal Educação, Bruna Moraes, os energéticos vêm sendo usados de forma equivocada. “O energético tem a função de estimulante e devem-se respeitar as restrições. Além do mais, para a prática de atividade física usar somente o estimulante não basta”, completa a profissional de educação Física.
De acordo com Moraes, o corpo precisa de hidratação e fonte de energia. Os alimentos ricos de carboidratos e as proteínas, que estão nas carnes ajudam manter o corpo com saúde.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Verão!!! calor e hidratação!



A criança precisa beber pelo menos quatro copos de água por dia para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funcionamento do trânsito intestinal. O recomendado é que seja oferecido mesmo que a criança não peça. Sucos e chás também ajudam na hidratação.
Truques para manter as crianças sempre hidratadas:
· Ofereça freqüentemente água, em pequenos volumes e sempre fresca (quase gelada): isto torna a absorção mais rápida, e consequentemente a recuperação também.
· Ofereça sempre frutas e legumes: estes alimentos são ricos em minerais e eletrólitos que são importantes para manter as crianças por mais tempo hidratadas. Por isso uma ótima forma de hidratar é utilizar sucos de frutas, preferencialmente o melão e a melancia. Além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, além de serem doces, não necessitando da adição de água, nem de açúcar .
· Ofereça água de côco: esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes pois a composição química da água de côco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.

Dicas para estimular a ingestão de líquidos nas crianças:
· Ofereça bebidas coloridas: as cores dos alimentos ajudam a atrair a atenção e aumentam o prazer da cç. Para isso, os sucos de frutas são bons aliados.
· Bebidas preferidas: sempre que possível, inclua nas bebidas das cç as frutas de maior preferência. Assim, ela aceitará com mais facilidade.
· Explique a importância da hidratação: isto fará com que a cç se sinta mais estimulada a ingerir líquidos.
· Use recipientes bem atraentes;
· Coloque um canudinho no copo para tornara bebida mais divertida;
· Se a criança não mamar mais no peito, use uma caneca de bico ou uma mamadeira;
· Transforme o suco em picolé, evitando os corantes artificiais.
· Congele o suco em cubinhos de gelo.
Cuidado com os excessos:
· Durante as refeições as bebidas precisam ser controladas, pois a cç troca facilmente a refeição por sucos. Por isso, o melhor é oferecer líquidos, água ou suco, após as refeições.
· Os refrigerantes podem ser dados, mas sempre de forma limitada, nos finais de semana, por exemplo.
· Lembre-se de que a capacidade gástrica da cç é pequena. Se enchê-la com suco, água ou refrigerante, ela não conseguirá comer toda a refeição.
· Procure não colocar açúcar nos sucos ou no leite, para proteger os dentinhos contra as cáries;
· Evite que elas consumam bebidas que contenham cafeína. Nada contra deixá-las experimentar um pouquinho de café ou chá, mas não deixe que isso se torne um hábito.
Durante a gestação e a lactação a mulher deve aumentar sua ingestão energética, de proteínas e de alguns minerais e vitaminas. A alimentação deve priorizar proteínas, ferro, vitamina A, cálcio, vitamina C, ácido fólico e fibras.
As ceias de natal oferecem uma grande variedade de alimentos nutritivos, essenciais para manter uma boa saúde e permitir o desenvolvimento do feto. Deve-se aumentar cerca de 300Kcal na dieta, preferencialmente a partir do 2º trimestre (aproximadamente 15% a mais da ingestão diária de alimentos para gestantes jovens após os 20 anos de idade, desde que o peso materno no início da gestação estiver dentro dos padrões normais).


Tâmara: 
· Excelente fonte de potássio (641,9 mg/100g);
· Boa fonte de ferro (3 mg/100g) e cálcio (65mg/100g);
· Rica em fibras ;
Nozes:
· Rica em vitamina C ( e potássio (432mg/100g);
· A maioria é rica em minerais, inclusive cálcio (83mg/100g), ferro (2,1mg/100g), magnésio (130mg/100g) e zinco;
· Algumas são boas fontes de folato, niacina e outras vitaminas do complexo B;
· Boa fonte de proteína (18,4g/100g) especialmente quando combinados com leguminosas;
· Algumas são ricas em fibras.
Damasco:
· Rico fonte de betacaroteno (, ferro (0,37mg/100g) e potássio (340mg/100g);
· Rico em fibras, poucas calorias (54,1kcal/100g);
· O damasco seco é um lanche nutritivo e sem gordura.
Aves:
· Excelente fonte de proteína (19,7g/100g);
· Menos gordura saturada do que as carnes vermelhas;
· Boa fonte de vitamina A, vitamina do complexo B e de minerais.
Lentilha:
· Ótima fonte de selênio;
· Oferece também quantidade importante de ferro (2,44mg/100g), magnésio, fósforo (71mg/100g), zinco, tiamina, vitamina B6 e folato.
Uva:
· Alto teor de pectina e bioflavonóides;
· Boa fonte de ferro, potássio e vitamina C;
· Na sobremesa ou no lanche, tem um sabor doce e com baixas calorias.
Melões e melancias:
· Doces, saborosos e com poucas calorias;
· As variedades amarelas têm alto teor de vitamina A;
· A maioria é boa fonte de vitamina C e potássio;
· Alguns têm bastante pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.
Frutas secas:
· São mais concentrados de calorias, fibras, açúcar natural e alguns nutrientes quando comparados com outras frutas;
· Apesar de serem tradicionalmente usadas contra a prisão de ventre, o consumo excessivo pode provocar diarréia.

HIDRATAÇÃO NO VERÃO 
Nos dias quentes, o resfriamento do corpo é realizado através da produção do suor. A criança se movimenta muito e nas brincadeiras, a perda do suor é maior e, portanto a recuperação de água deve ser constante.
A sede é um sinal de desidratação, e o ideal é manter a hidratação antes do sinal de sede.
Ofereça frequentemente água às crianças, em pequenos volumes e sempre fresca ( quase gelada), pois desta forma a absorção é mais rápida, e consequentemente mais rápida a recuperação.
Para se manter por mais tempo hidratado, alguns nutrientes são necessários no sangue. São os minerais e os eletrólitos. As fontes destes minerais e os eletrólitos ( sódio, potássio) são as frutas e os legumes. Por isso uma ótima forma de hidratar é utilizar sucos de frutas, preferindo até o melão e a melancia que além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, não precisando de mais água para o suco e nem de açúcar adicionado, pois as frutas são doces.
Em dias muito quentes, uma ótima hidratação é a água de coco, cuja composição quiímica é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.
A alimentação completa o esquema de hidratação, com o consumo de frutas , hortaliças frescas e legumes.

via Rgnutri.com.br