Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fala Folião - 5

e vamos continuando nossa saga!!
hoje falaremos um pouquinho das tradições da festa em Manaus , Amazonas...
o destino é muito usado por turistas que buscam na ecologia e no verde conhecimento da imensa diversidade do local. 
Apesar de aspectos culturais imensos no local como sempre vemos , o carnaval tem muito dos tradicionais desfiles cariocas . 
É claro que os famosos Bois de Parintins são lembrados , mas não fazem parte da festa. De riquissima cultura, belezas naturais inacreditáveis , Manaus !

E quem falou pra gente de lá foi Cristiano Cordeiro . E fala com propriedade! Já desfilou em diversas escolas de samba em Manaus e no Rio de Janeiro . Por vários anos foi ritmista da Marujada de Guerra , bateria do Boi Caprichoso.
Senhoras e Senhores , Cristiano!



BR- Você participa de escolas de samba de Manaus. Existe alguma diferença com as escolas tradicionais do Rio ou essas são influenciadas pela cultura local??
CC- Sim, participo. Não existe diferença, as escolas daqui seguem os mesmos conceitos de uma escola de samba carioca. 
BR- O samba acontece em Manaus o ano inteiro?
- Não. Em setembro, outubro temos a escolha do samba e os ensaios começam em novembro. A freqüência dos ensaios costuma aumentar a partir de janeiro, com ensaios diariamente.


BR- Muita gente acha que os bois de Parintins fazem carnaval, quais as diferenças básicas?
 Os artistas de Parintins ajudam as escolas de samba aqui de Manaus, mas conceito de carnaval é diferente do de boi. No carnaval são alegorias inteiras, no boi, são montados módulos que se encaixam formando um cenário para cada momento de apresentação.

 BR- No Rio, você Portelense presenciou qual grande desfile?
Da Portela? Eu estava presente em 2010. Mas vi pela TV os desfiles de 1995 e 1998.
De outras escolas, pude estar presente no Ita do Salgueiro em 93.
 5- A Portela tem reconhecidamente um grande samba, talvez o melhor em muitos anos... A escola vem forte para o campeonato e de forma emocionada.. Qual a expectativa do portelense para esse grande momento?
R - A expectativa é muito boa. Fazia tempo que não tínhamos um samba desse nível, e mais tempo ainda que a escola não se preparava para realmente disputar o título. Os itens individuais da Portela são muito fortes, a escola tem um chão maravilhoso e com a chegada de um carnavalesco muito conceituado, esperamos melhorar o nível das alegorias e fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a Beira Rio