O endocrinologista e fisiologista do exercício, Mohamad Barakat, explica que por ser a base de cafeína, ele acaba por aumentar a temperatura do corpo e acelerar a queima de gordura durante os exercícios.
“Não há problema em usar diariamente”, garante o médico. “Até duas doses podem ser tomadas todo dia, desde que se respeite um intervalo de seis horas entre elas”, afirma o especialista.
Mohamad é adepto ao esporte, prática tênis e, admite usar uma nova marca de energético quase diariamente para suportar a rotina de treinos e consultas. O produto é vendido em doses de 60 ml, sem açúcar e sem necessidade de refrigeração, pode ser ingerido à temperatura ambiente.
Entretanto existem as restrições no uso do energético. Isso porque, pessoas cominsônia devem evitar o uso, já que é estimulante e terá a qualidade do sono afetado. Hipertensos e cardiopatas devem tomar cuidado no consumo de energéticos, devido ao aumento da pressão arterial.
O alerta também vale para a irritação no aparelho digestivo, que é causada pela cafeína. “Quem sofre de refluxo e gastrite deve evitar”, recomenda o cardiologista e especialista em medicina do esporte José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Para a tutora do Portal Educação, Bruna Moraes, os energéticos vêm sendo usados de forma equivocada. “O energético tem a função de estimulante e devem-se respeitar as restrições. Além do mais, para a prática de atividade física usar somente o estimulante não basta”, completa a profissional de educação Física.
De acordo com Moraes, o corpo precisa de hidratação e fonte de energia. Os alimentos ricos de carboidratos e as proteínas, que estão nas carnes ajudam manter o corpo com saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para a Beira Rio