Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Censo do PET é divulgado


6/12/2010
No dia 1º de dezembro A Associação Brasileira da Indústria do PET – Abipet divulgou os resultados do 6º Censo da Reciclagem do PET no Brasil, destacando o crescimento e a consolidação de suas atividades no Brasil.
De acordo com os dados levantados, houve um aumento de 3,6% na quantidade de embalagens de PET recicladas em 2009, na comparação com o ano anterior. Em números absolutos, o Censo registrou que 262 mil toneladas do produto receberam destinação ambientalmente adequada, acima das 253 mil toneladas de 2008.

O Censo também mostrou que a atividade está cada vez mais difundida por todo o País. Foram 462 empresas pesquisadas, em 21 Estados brasileiros e quase a totalidade dessas empresas (86%) tem mais de cinco anos, o que demonstra a viabilidade econômica da indústria.
O Censo mostrou ainda, que o PET reciclado continua sendo usado principalmente pela indústria têxtil, com 39% do volume total, seguida pelas resinas insaturadas e alquídicas, 19%. Os laminados respondem por 15% e embalagens de alimentos, por 10%.
Principais Mercados
Principais aplicações da resina
- Refrigerantes: 63%
- Água mineral: 13,4%
- Óleo de cozinha: 12,2%
- Suco de frutas: 2,2%
- Outros: 8,9%
Participação em cada segmento
- Isotônicos:100%
- Vinagre: 95%
- Água: 90% (fora garrafões)
- Refrigerantes: 80%
- Óleos de cozinha: 80%
Lançamento LevPET
Foi revelado que 44% das empresas apontaram dificuldades na obtenção de embalagens para serem recicladas. Para ajudar a resolver este problema, gerado pela ausência de um sistema de coleta eficiente nas cidades, a Abipet lançou um novo serviço pela Internet, o LevPET,q eu vai orientar os usuários a respeito de pontos de descarte adequado de suas embalagens pós-consumo.

Fonte: Abipet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a Beira Rio